NOTA À IMPRENSA

Durante toda a história da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas, entidade privada concebida por empresários em 1901, 4 anos após a fundação da nova Capital, exercemos o dever de compromisso que nos cabe, atentos e ativos em manifestações e ações políticas consubstanciadas na promoção do desenvolvimento de Minas Gerais, seja na criação da USIMINAS, da MANNESMANN, da Refinaria Gabriel Passos, na instalação da FIAT Automóveis, e liderando a Mobilização pela Preservação Territorial do Triângulo Mineiro durante a Assembleia Constituinte de 1988.

Mais recentemente, desde os anos 90, na busca de soluções para consolidar o polo aeroportuário internacional.

Nesta data o Diário Oficial da União publicou a Portaria 888, da Secretaria Nacional de Aviação Civil, conferindo “anuência à concessão da exploração do Aeroporto da Pampulha – Carlos Drummond de Andrade (SBBH), nos termos da Nota Técnica nº 38/2021/DPR/SAC, de 30 de junho de 2021, e do Ofício nº 27/4SC4/6752/COMAER, de 09 de junho de 2021”.

O Estado de Minas Gerais está, portanto, autorizado a concessionar o Aeroporto da Pampulha nos termos do requerimento que formulou “nos autos do Processo Administrativo nº 50000.012085/2021-80”, para viabilizar ambos os aeroportos com respeito integral aos Contratos existentes.

Trata-se de etapa fundamental para complementar o papel indutor do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a ele agregando mais facilidades e ofertas de conexões complementares, utilizando modelo de desestatização via concessão, que conta com nosso apoio e concordância.

A ACMinas saúda este evento como o início de nova e promissora etapa, oportuno estímulo essencial para o continuado progresso do Estado Minas Gerais.

José Anchieta da Silva