Totem para aferir temperatura de crianças em escolas municipais é testado em BH

Equipamento está na EMEI da rua dos Timbiras, no Lourdes: ele possui uma câmera térmica, que mede temperatura, e outra de reconhecimento facial que ainda não foi instalada

A presença de totens que aferem a temperatura corporal por meio de uma câmera térmica pode se tornar comum à rotina de crianças matriculadas nas escolas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O município começou a testar o equipamento nesta segunda-feira (7) na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), na rua dos Timbiras, no Lourdes, na região Centro-Sul de BH. O totem também contará com uma câmera para reconhecimento facial, que, contudo, não foi instalada ainda para o início dos testes.

Além de aferir a temperatura como medida sanitária em meio à pandemia de Covid-19, o uso de totens para reconhecimento facial também pretende garantir a segurança das crianças por meio da identificação de todas as pessoas que acessam os espaços das instituições educacionais. A Prefeitura de BH declarou por meio de nota, na tarde de segunda-feira, que também pretende testar um sistema de câmeras nos cemitérios municipais com o intuito de assegurar a proteção desses espaços e de seus frequentadores.

Entenda

O totem instalado na EMEI Timbiras será submetido a testes no decorrer do mês de junho e início de julho. As câmeras foram cedidas por um fornecedor como empréstimo no período, e não há custos para o município. “Também não há garantia de que o serviço desse fornecedor será contratado”, ponderou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por meio de nota na noite de segunda-feira.

A implementação dos totens com câmeras de reconhecimento facial e aferição de temperatura não tem previsão concreta para começar ou ser concluída, e somente será discutida após os testes iniciados hoje. “O totem instalado na EMEI Timbiras é fruto de uma parceria entre Prodabel, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria Municipal de Educação”, informou a administração da capital mineira. Também não há data para instalação das câmeras nos cemitérios municipais de BH.

Por LARA ALVES | O Tempo 

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.