Vendas podem crescer até 30% na Páscoa

Créditos: Diário do Comércio

A perspectiva dos supermercadistas para a Páscoa de 2018 é positiva, com o segmento aguardando incremento nas vendas. A Associação Mineira de Supermercados (Amis) informou ontem que o setor projeta uma alta de 3% na comercialização de ovos de chocolate na comparação com o ano passado. Mas, levando-se em conta os diversos produtos da época, os supermercados esperam números melhores e acreditam em alta de até 30% em relação a igual período de 2018.

Para tal, estão diversificando a oferta de itens para atender as pessoas que estão em busca de um preço melhor, as que utilizam o produto para fabricar o ovo e ainda os clientes que querem um produto diferenciado para presentear ou consumir. Além dos tradicionais ovos, as lojas estão reforçando os estoques de bombons, barras de chocolate, coberturas, itens importados e também a colomba pascoal.

Gerente de negócios do Grupo Super Nosso, Cláudio Manuel Teixeira informou ontem que a expectativa é que os produtos de Páscoa vendam 20% a mais este ano em relação ao ano passado. Ovos de Páscoa, chocolates diversos e itens como azeite e peixes compõem a cesta do período. Para incrementar as vendas, o grupo aposta principalmente na diversificação e nas promoções.

Além dos tradicionais ovos, foi reforçada a oferta de itens como chocolates diet, sem lactose, orgânicos, além de importados com até 90% de cacau. Além disso, o supermercado oferece a colomba pascal artesanal, de fabricação própria. “A saída da colomba não é tão intensa quanto à do panetone, mas é um hábito de consumo que está se criando”, disse.

Ainda segundo Teixeira, as tradicionais promoções do tipo pague 2 e leve 3 foram reforçadas com itens da época. Além disso, há promoções exclusivas no aplicativo do Super Nosso. Com relação aos preços, Teixeira informou que não houve muita variação no comparativo com os praticados no ano passado. A Rede Super Nosso tem 15 lojas, localizadas na Capital, sendo duas em Lagoa Santa e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Diversificação – No Mart Minas Atacado e Varejo, a expectativa é de alta de 20% nas vendas de Páscoa, incluindo ovos e mix de produtos, como bombons sortidos e barras de chocolate. A informação é do gerente de compras da rede, Olivander Pains de Oliveira. Segundo ele, muitas pessoas optam por não comprar o ovo, buscando uma alternativa mais econômica. Ele informou que os preços dos ovos este estão estáveis no comparativo com o ano passado, com alguns produtos registrando queda. O Mart Minas tem lojas em várias regiões do Estado, entre elas três unidades em Contagem, na RMBH.

Gerente comercial do grupo Decisão Atacarejo, Lucas José Ferreira informou que a rede espera aumento de 30% nos produtos de Páscoa. Ele informa que a venda dos ovos de Páscoa deve permanecer estável em relação ao ano passado. Mas bombons, chocolates em barra e coberturas vão garantir o incremento das vendas no período.

Transformador – Segundo ele, devido ao perfil de negócio – atacarejo – o grupo vem investindo em venda de produtos para o consumidor chamado de transformador: é aquela pessoa que compra o chocolate para fazer o ovo de Páscoa e vendê-lo. Ferreira explica que, com a crise, muitas pessoas buscaram uma fonte extra de renda, entre elas a venda de ovos de Páscoa. E, para incrementar ainda mais os negócios, a rede apostou na realização de cursos de culinária. A rede Decisão tem lojas na Capital e RMBH.

Este ano, a Páscoa será em 1º de abril. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) informou que a projeção para o crescimento na produção e nas vendas ficará, em 2018, entre 5% e 20%. No ano passado, a produção de chocolate para a Páscoa teve um volume 38% menor que em 2016. A queda na produção das duas últimas Páscoas (últimos três anos) já acumula 50%.