Já Disse Obrigado Hoje?

James Clear, escritor americano especializado em psicologia comportamental, formação de hábitos e melhorias de desempenho discorreu em seus trabalhos sobre a importância de se dizer “obrigado” (“ou obrigada”) para uma convivência mais saudável. Veja agora o porquê de usar mais a palavra no seu dia a dia e, principalmente, no seu ambiente profissional.

Diga obrigado:

> Quando você está recebendo um elogio.

Frequentemente estragamos elogios desvalorizando a declaração ou agindo com excessiva  humildade. No seu íntimo, você pode pensar que isto evita que pareça arrogante ou convencido. O problema é que, ao fazê-lo quando recebe um elogio genuíno, você não dá o devido reconhecimento à pessoa que foi gentil o bastante para elogiá-lo. Há algo enriquecedor sobre aceitar completamente um elogio.

> Quando você está atrasado.

É estressante para a pessoa que está atrasada mas é também desrespeitoso para com quem o está esperando. Pode parecer estranho agradecer a alguém ao lidar com este problema, mas esta é exatamente a resposta correta. A maioria das pessoas tropeça na porta e diz: “Desculpe, estou atrasado”. O problema é que essa resposta ainda faz a situação piorar. Quando cometemos um erro ele, muitas vezes. custa algum sacrifício a alguém. A melhor abordagem é elogiar sua paciência e lealdade de quem o esperava. Agradeça-lhes pelo que fizeram, apesar do seu erro.

> Quando você está confortando alguém.

Quando alguém chega a você com más notícias, podem acontecer coisas estranhas. Você pode querer ser um bom amigo, mas a reação da maioria das pessoas é não saber o que dizer. Em momentos de sofrimento, não precisamos ouvir palavras para aliviar a dor tanto quanto precisamos de alguém para compartilhar nossa dor. Quando você não sabe o que dizer, apenas diga “obrigado” e esteja lá.

> Quando você está recebendo feedback útil.

O feedback pode ser muito útil, mas raramente o vemos assim. Seja no caso de uma avaliação de desempenho pouco estimulante do seu chefe, seja por causa de um e-mail de um cliente insatisfeito, a reação padrão é ficar na defensiva. É uma pena, porque a resposta correta é simplesmente dizer “obrigado” e usar as informações para melhorar.

> Quando você está recebendo críticas injustas.

Às vezes, a crítica não é útil. É apenas vingativa e malvada. Quando você agradece a alguém por criticar você, ele imediatamente neutraliza o poder de suas declarações. Se isto não for um grande problema para você, isto evita que cresça para um argumento maior. Liberar-se da necessidade de vencer sempre é um sinal de maturidade.

> Quando alguém lhe dá conselhos não solicitados.

A maioria das pessoas está apenas tentando ser útil, mas ouvir a opinião de alguém a seu respeito quando você não a pediu pode ser irritante. A melhor abordagem? Basta dizer “obrigado”. Agradeça às pessoas por aumentar sua autoconsciência, mesmo que isto não tenha sido solicitado.

> Quando você não tem certeza se deve agradecer a alguém.

Em caso de dúvida, apenas diga obrigado. Não há desvantagem. Você está sinceramente preocupado em mostrar muita gratidão às pessoas em sua vida? Diga “obrigado” com mais frequência.
 

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.