Marketing de Relacionamento PT 2: branding

A prática do branding está relacionada à gestão da marca de uma empresa e tudo que a envolve: seu nome, seus produtos, seus ideais, sua imagem, sua logomarca e tudo que representa e se associa à empresa.
E por que o branding é importante? Já parou para pensar o quanto uma marca é reconhecível pela sua identidade visual ou pelo seu slogan? Essa associação imediata e essa ligação ao consumidor é muito importante e rentável por diversos motivos: questões de status, confiabilidade e credibilidade são algumas delas. Tudo isto tem impacto positivo nos seus resultados quando o branding da sua marca é bem trabalhado.
Entendemos que tudo que remete a você e ao seu negócio é a sua marca e que as pessoas compram não apenas o que você vende, mas também compram a sua marca. Então vamos começar agora a entender como trabalhar a sua marca para que ela seja reconhecível e capaz de atrair clientes.

Identidade visual, unidade de estilo e conceito

A identidade visual é muito importante para o reconhecimento da sua marca. Pense rapidamente quantas logos você é capaz de reconhecer imediatamente. Certamente Nike, Apple, Coca-Cola e muitas outras estão nesta lista, certo? Pois é.
Quanto mais alinhada com o seu ramo de atuação e bem concebida ela for, mais rapidamente ela será reconhecida e melhor será o efeito. O McDonald’s, por exemplo, utiliza as cores para maximizar o consumo de seus clientes. O amarelo e o vermelho são cores que causam ansiedade e fome, deixando seus clientes inconscientemente mais propensos a comer e consumir mais refrigerantes. O trunfo é utilizado na própria logo da empresa, nas cores dos uniformes dos colaboradores e na embalagem de produtos da lanchonete.
Sempre pense na facilidade de leitura e visualização das mensagens visuais que vai transmitir.
Não se esqueça de manter uma unidade de estilo para que sua marca e seu negócio sejam cada vez mais reconhecíveis. Nisto vai entrar uma seleção adequada de cores, ambientação autêntica e uma linha editorial na comunicação. As lojas da Farm Rio são um excelente exemplo de como construir uma identidade visual reconhecível e vendável de suas lojas. Elas seguem um padrão de organização e design que é facilmente reconhecido por seus clientes e admiradores.
branding: construindo sua marca

Comunicação e transmissão de valores

Suas estratégias de comunicação e emissão de valor também serão determinantes na construção da sua marca. A estratégia, a pesquisa de mercado e a noção de comportamento do seu público-alvo serão muito importantes para a definição das abordagens neste ponto.
Que tipo de linguagem você utilizará? Descontraída? Amigável? Formal? Técnica? Tudo isso agrega valor e vai se atrelar à sua imagem com o passar do tempo. É importante saber comunicar-se da forma mais atrativa possível para o seu público.
A linguagem tanto escrita quanto o próprio tom de voz em propagandas e nos atendimentos devem ser práticas pensadas e condizentes com a imagem que você deseja criar. A facilidade de pronúncia e memorização do nome da empresa e dos seus produtos também deve ser considerada, pois é um ponto importante para a identificação e memorização do público.

Como trabalhar o branding no ambiente virtual

Trabalhar o branding da sua empresa com marketing digital é uma possibilidade e uma oportunidade, afinal, a comunicação digital abriu inúmeros canais de interação entre as empresas e seu público. Além disso, o ambiente virtual tem enorme capacidade de estabelecer e criar o vínculo entre empresas e marcas, portanto, aqui vão algumas dicas de como trabalhar as duas coisas alinhadas:

Redes sociais em primeiro lugar!

As redes sociais são a plataforma mais ampla disponível para atingir vastos públicos com custos acessíveis ou até mesmo sem custos. Com a “casa arrumada” em termos de modelo de negócio e com a identidade da marca bem estabelecida, principalmente em termos visuais, você deve começar a trabalhar suas redes sociais.
Com relação ao conteúdo, crie algo atrativo e que promova o engajamento do seu público com relação às suas publicações. Utilizar-se de coisas que ativem a memória afetiva das pessoas é sempre uma boa pedida. O conteúdo bem-humorado e pessoal é uma prática característica das redes sociais e gera um diálogo que favorece a conexão entre a sua empresa e seus clientes.
Os conteúdos em vídeo estão cada vez mais atraentes e podem ser um investimento rentável para sua marca. Seja para formar opinião ou transmitir alguma informação ou ainda, simplesmente, para apresentar seu produto ou entreter, os vídeos, com seus recursos visuais e seu dinamismo são cada vez mais apreciados e priorizados em relação aos textos em determinadas situações e contextos.
Não se esqueça de usar bem o recurso do Facebook Ads, com o qual você pode pagar para atingir um público segmentado e com as características definidas para o seu público-alvo. Com esta prática você pode conseguir mais curtidas e fãs para a sua página, engajamento em seus posts e futuros clientes.

Atendimento rápido ao consumidor

Respostas rápidas, gentis e eficientes aos seus consumidores é um ponto de consolidação de marcas também. Enquanto as companhias de telefonia brasileiras tem a ojeriza da grande maiores dos consumidores brasileiros, outras empresas tem o carinho e o respeito de seus clientes por prestarem excelentes serviços, por exemplo Dell, Apple, Hyundai, e, claro, a Amazon!

Atrelar sua marca aos melhores

Agora já temos os princípios básicos de branding para você começar a trabalhar a sua marca imediatamente. Em estágios mais avançados, ações que renderão bastante atenção, bons frutos e ajudarão a construir uma boa imagem, serão os patrocínios, a disseminação de conhecimento e o investimento em ações sociais.
Quer sejam estas práticas dentro da sua própria área de atuação, como a Nike, que patrocina diversos esportistas, sejam ações sociais de empresas como a Microsoft que investe muito dinheiro na pesquisa da cura de doenças, todas essas ações são importantes e a sociedade se sente recompensada pelo apoio que dá a estas grandes empresas.
Como já dissemos, o ciclo de Marketing de Relacionamento nunca acaba, portanto, pode esperar que em breve traremos mais dicas para você construir a melhor relação possível com seus clientes. Por enquanto, trabalhe bastante o branding da sua empresa.
Até a próxima!

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