Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo

Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo

Nestes dois anos em que tive o privilégio de trabalhar em meu Estado natal, aprendi a apreciar cada vez mais os valores da minha família mineira que se veem fortemente impregnados em todos os substratos da sociedade local. Foi, pois, com imensa honra e alegria que aceitei participar da apresentação desta nona edição do Minas Business Guide, publicação que reflete tanto o gosto do povo de Minas de prestar serviço quanto seu desejo de contribuir para um país melhor.

O Minas Guide trata, em primeiro lugar, de angariar, para o Estado, novos investimentos, sobretudo estrangeiros, fornecendo informações sobre as potencialidades da produção local, dados estatísticos do comércio exterior de Minas Gerais, sua subdivisão em setores produtivos, a diversidade de regiões, a logística instalada e o ambiente de negócios em Minas Gerais.

A ACMinas, por sua vez, busca manter seus associados e futuros investidores inteirados da situação econômica do país, legislação vigente e instituições locais de fomento, viabilizando, ainda, ensinamentos para a implantação de novos negócios, espaços de publicidade, incentivos ao uso de energias renováveis, entre outras iniciativas de apoio à criação de novas empresas e à atração de investimentos.

Ao dedicar-se aos interesses dos empresários locais, a ACMinas demonstra igualmente sua preocupação com o desenvolvimento do país através da criação de novos empregos e de oportunidades para o incremento dos negócios no Estado.

Por acreditar que a geração de riqueza passa também, necessariamente, pelo aumento da inserção do Brasil no comércio internacional, o Conselho Empresarial de Relações Internacionais da ACMinas se empenha em ressaltar ao empresariado local a importância da internacionalização das empresas, dando a conhecer as vantagens da exportação de produtos e serviços advindas com o aumento das vendas, o crescimento da produtividade, os benefícios dos incentivos fiscais, a melhora da qualidade do produto, a diminuição da dependência às variações do mercado interno ou o acesso a novas tecnologias. Parte do princípio de que a exportação de bens e serviços não configura mero expediente a recorrer-se em momentos de crise no mercado doméstico. Constitui, ao contrário, uma excelente oportunidade para o aprimoramento das empresas, da remuneração aos trabalhadores e do país em geral.

Nos demais Conselhos e em suas relações com as autoridades governamentais, a ACMinas é guiada pela orientação do Presidente Aguinaldo Diniz Filho, que demonstra, com frequência, sua convicção de que se impõe mitigar a desigualdade social com o objetivo de desenvolver o país. Ao mesmo tempo, no corrente ano, a pandemia veio a exacerbar o sentido de responsabilidade social das empresas. Associações empresariais e corporações, grandes e pequenas, sozinhas ou em conjunto com organizações não-governamentais, empenharam-se decididamente na assistência aos mais vulneráveis.

A solidariedade, contudo, é solução apenas emergencial e não pode nem deve eternizar-se. Por isso mesmo, cabe-nos dar, o quanto antes, as boas-vindas à publicação da ACMinas e ao espírito que a alimenta. Porque os objetivos de geração de empregos e de melhora do nível de vida e da renda no Estado encontram-se subjacentes em todos os capítulos do Minas Guide, que tencionam fortalecer projetos e produtos locais e promover Minas Gerais como Estado acolhedor, rico em recursos naturais, empenhado e, portanto, propício ao estabelecimento de novas empresas.

Maria Auxiliadora Figueiredo

Embaixadora

Insigne

Curabitur non nulla sit amet nisl tempus convallis quis ac lectus.

Services

Head Office