Se o Brasil é um continente, Minas é um país. A frase, já um pouco batida, remete às expressivas dimensões do estado mineiro, com um território maior que o da França continental, uma população duas vezes a de Portugal e uma economia maior do que muitos países igualmente importantes, como Hungria e Nova Zelândia.
O Minas Guide desvela a grandeza de Minas ao apresentar dados e informações de grande relevância para o importador, o investidor e o turista estrangeiro, homem ou mulher, interessado em conhecer mais a fundo o Brasil e, principalmente, explorar o potencial gigantesco que nosso estado apresenta.
Privilegiada em recursos naturais e humanos, Minas Gerais tem uma economia diversificada, ancorada na mineração, na agricultura, na indústria de transformação, na economia criativa, na inovação tecnológica e numa sofisticada cadeia de serviços, ao mesmo tempo em que, dona do repositório cultural mais importante do Brasil, apresenta uma miríade de produtos típicos de altíssima qualidade, capazes de competir de igual para igual nos mercados internacionais mais exigentes.
Durante minha passagem pelo Governo de Minas Gerais, enquanto Subsecretário de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, tive a grata satisfação de relançar a política estadual de promoção de exportações, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária. De uma forma inteiramente diferente, criamos uma estratégia voltada para mercados de nicho e para a abertura de novas frentes, em países da Ásia, África e Oriente Médio, bem na linha do que eu já havia aprendido no início de minha carreira de diplomata, quando comecei no Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty.
Em parceria com o próprio Ministério das Relações Exteriores e com a Apex-Brasil, foi possível implementar ações concretas para promover produtos tais como fogos de artifício, queijos artesanais, cafés especiais e mel de variedade, entre outros, aproveitando o choque de oferta que a pandemia causou em fornecedores de países concorrentes, com destaque para os produtos lácteos de origem europeia.
Fato é que Minas, embora reconhecida nacionalmente como ente federado importantíssimo, precisa ser alvo de esforço contínuo para se tornar mais conhecida no exterior. O estado, que foi o mais visitado por turistas de todo o Brasil durante a pandemia, em vista das restrições a viagens internacionais, ainda recebe poucos visitantes estrangeiros, mesmo com tantos atrativos, sobre os quais é desnecessário falar.
O Minas Guide funciona, nesse sentido, como um verdadeiro cartão de visitas com o qual Minas se apresenta ao mundo, importante não apenas para mostrar aspectos econômicos, mas também para realçar, de forma clara e objetiva, tudo aquilo que torna Minas Gerais tão especial.
A ACMinas, com a brilhante visão do Presidente José de Anchieta, permanece na vanguarda das grandes aspirações econômicas mineiras ao editar mais uma versão atualizada desta já tradicional publicação. Tenho certeza de que até mesmo o público mais familiarizado com a grandeza de Minas irá se surpreender com o conteúdo aqui apresentado.
Juliano Alves Pinto
Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica do Ministério das Relações Exteriores