Infraestrutura Logística e de Transporte

Minas Gerais é um estado da Região Sudeste que apresenta uma localização geográfica estratégica em relação aos seus vizinhos, tornando-se um grande corredor que conecta diversas regiões do país. O estado faz divisa com São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul, além de apresentar uma proximidade com o Distrito Federal.

As riquezas contidas no estado e a necessidade de explorar todo seu potencial econômico exigem uma estrutura logística robusta, capaz de catalisar bons negócios para Minas Gerais.

Transporte Terrestre

Rodovias

Rodovia Fernão Dias (BR 381): Liga as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e de São Paulo, sendo um dos mais importantes eixos de transporte de carga de todo o Brasil. Esta rodovia corta o Sul de Minas, a principal região produtora de café do mundo e que conta com importantes parques fabris.

BR-040 – Rio de Janeiro – Belo Horizonte – Brasília: Com 1.148 km, sendo 716 km em território mineiro, esta importante rodovia nacional atravessa relevantes polos industriais e agrícolas, além de áreas de extração mineral. É a principal via de acesso às cidades históricas do estado.

Rio-Bahia (BR 116): Une a região Nordeste ao Sudeste e Sul do país. Em território mineiro, atravessa a Zona da Mata e os vales dos rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

BR 262: Liga o complexo portuário do Espirito Santo à região Centro-Oeste do País, principal área produtora de grãos do Brasil.

MG-050: Rodovia estadual, com extensão total de 406,7 km, liga a Região Metropolitana de Belo Horizonte a São Sebastião do Paraíso, município próximo à divisa com o estado de São Paulo.

BR-050: Liga São Paulo a Brasília (Distrito Federal) e perpassa a região do Triângulo Mineiro.

O governo de Minas Gerais apresenta um Programa de Concessões Rodoviárias elaborado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), que foi lançado em maio de 2019 e procura atrair investimentos para lotes rodoviários estaduais, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento do estado. Em 2021, iniciou-se uma rodada de conversas para conceder uma malha de 3.250 quilômetros, contemplando cerca de 120 municípios e beneficiando mais de 5 milhões de pessoas.

O objetivo do programa é oferecer subsídios técnicos, econômicos e jurídicos para promover e melhorar a qualidade dos serviços sem prejuízos aos cofres púbicos. Outros pontos importantes do programa são otimização dos contratos já existentes, ressarcimento às concessionárias prestadoras de serviços vigentes, aperfeiçoamento da governança das obras públicas e adoção de medidas preventivas para a conservação de obras.

Ferrovias

Em Minas Gerais há 2,5 mil km de rodovias em funcionamento, cerca de 8% da totalidade presente no Brasil. Essas ferrovias são operadas por três empresas, MRS Logística S/A, Ferrovia Centro-Atlântica S/A e Valor Logística – VLI.

Minas Gerais apresenta o Plano Estratégico Ferroviário (PEF), que tem ajudado a diversificar a matriz de transportes do estado. No ano de 2022 duas empresas assinaram protocolos de intenção para a realização de aportes no setor. As empresas são a Macro Desenvolvimento e a Petrocity ferrovias, que investirão, somente em Minas Gerais, RS$13 bilhões e RS$16 bilhões respectivamente.

MRS Logística S/A

A MRS Logística é uma operadora de linhas ferroviárias de extrema importância para Minas Gerais, passando pelos três principais estados do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em Minas, essa linha é uma das principais do Estado, passando desde a Região Metropolitana de Belo Horizonte até a Zona da Mata, abastecendo diversos municípios.

Segundo dados da MRS Logística, 16% da frota ferroviária nacional é deles, com mais de 18 mil vagões e 800 locomotivas. É um total de 1.643 km de linhas que percorrem São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com os principais produtos: contêineres, produtos siderúrgicos, cimento, bauxita, produtos agrícolas e carvão.

Valor Logística Integrada – VLI

Operando trens de longa distância, a Valor Logística Integrada sustenta as operações da Vale S/A em Minas Gerais, na Estrada de Ferro Vitória-Minas. Apresenta uma extensão de 905 km, conectando as operações de minério de ferro com o Porto de Tubarão, no Espírito Santo. De acordo com dados da empresa, cerca de 135 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas anualmente, com uma variedade de mais de 60 produtos diferentes, tais como aço, carvão, calcário, granito, contêineres, entre outros.

Ferrovia Centro Atlântica – FCA

É uma das maiores linhas férreas do Brasil, com 7.080 km de extensão.  Abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe e Distrito Federal, fazendo ligação com os portos marítimos do Rio de Janeiro, Vitória, Angra dos Reis e Salvador. Por conta da sua ampla extensão, a ferrovia faz conexão com outras diversas malhas ferroviárias, sendo um dos principais pontos de conexão entre as regiões do Brasil, como o Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Entre as principais cargas transportadas por esta linha, que é uma das principais ferrovias de Minas Gerais, estão produtos agrícolas, petróleo, cimento e grãos.

Transporte Aéreo

Aeroporto Indústria

O principal aeroporto de Minas Gerais foi concedido à empresa BH Airport em 22 de Novembro de 2013. O projeto de modernização, ampliação e manutenção do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte prevê investimentos consideráveis para os 30 anos de concessão. A BH Airport conta com a experiência de seus acionistas para transformar o Aeroporto em uma verdadeira “cidade aeroportuária” e que esteja verdadeiramente pronta para o mundo. Atualmente, o aeroporto conta com 22 milõoes de passageiros por ano, 26 pontos de embarque e 17 canais de inspeção de passageiros, além de apresentar mais de 40 destinos diretos, sendo que é o aeroporto com maior número de destinos para o nordeste e sudeste do brasil.

É o único aeroporto brasileiro a operar um aeroporto industrial, com mais de 1 milhão de m² destinados à indústria. Seu objetivo é conectar empresas, clientes e fornecedores de forma ágil, simples e segura, assegurando uma alta eficiência da cadeia logística e uma melhor relação custo beneficio para facilitar a entrada dos produtos no mercado.

A capital de Minas Gerais conta, também, com o Aeroporto da Pampulha, usado para voos regionais e aviação executiva. Esse aeroporto foi concedido à BH Airport em Outubro de 2021 e há uma previsão de R$ 151 milhões em melhorias no terminal ao longo dos 30 anos.

Aeroportos no Interior de Minas Gerais

Minas Gerais apresenta ainda diversos outros aeroportos que operam no interior do estado com linhas regulares de transporte aéreo. As cidades que têm aeroportos são  Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, Araxá, Patos de Minas, Poços de Caldas, Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis, Juiz de Fora, São João Del Rei, Ipatinga, Governador Valadares e Diamantina.

Estrutura Aduaneira

Por não apresentar nenhum litoral, faz-se importante a presença dos portos secos em Minas Gerais, com o objetivo de acelerar os processos de desembaraço alfandegário, juntamente com as unidades do Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA) e do Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX). Esses portos estão localizados nas cidades de Betim, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginha, conforme mostra o mapa a seguir:

 

Conexão com Portos Marítimos 

As operações logísticas em Minas Gerais integram-se aos portos marítimos em São Paulo – Porto de Santos, Rio de Janeiro – Porto de Açu, e Espírito Santo – Complexo de Tubarão.

Porto de Santos

Considerado o maior complexo portuário da América Latina, corresponde a quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), localiza-se a 70 km do maior mercado consumidor e produtor do país, a Grande São Paulo.

O escoamento da carga proveniente dos ramais da MRS Logística e Ferrovia Centro Atlântica S/A (FCA) é realizado via modal ferroviário para o complexo, que se apresenta como o maior exportador de café em grãos, soja, milho, automóveis e produtos industrializados em geral.

Porto de Vitória

Localizado no estado do Espírito Santo, sedia o Complexo de Tubarão, maior produtor de pelotas do mundo, além de conter o maior pátio ferroviário da América Latina que, junto com as oito usinas de pelotas da Vale S/A, produz 20 milhões de toneladas por ano. Além disso, o Complexo de Tubarão se mostrou preocupado com os aspectos ambientais, fazendo um investimento de R$ 700 milhões para melhorias e controles ambientais de redução da emissão de poeira, consumo de água e reaproveitamento dos resíduos produzidos.

Porto do Açu

Moderno complexo porto-indústria, o Porto do Açu é um dos maiores complexos de infraestrutura do país, instalado em São João da Barra, ao norte do estado do Rio de Janeiro. Esse porto apresenta um amplo potencial de maximizar as operações logísticas das empresas mineiras, tanto pelo escoamento da produção, quanto pela importação de insumos e recursos.

Tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, responsável por 25 % das exportações brasileiras de petróleo. Ergueu o maior parque térmico da América Latina, abriga a maior base de apoio offshore do mundo e já é o terceiro maior porto nacional no que diz respeito à movimentação de cargas.

O porto apresenta uma zona de Processamento de Exportação, sendo ideal para atender indústrias como as de metal-mecânicas, de mineração, de rochas ornamentais, petroquímicas e agroindústria.

É um porto considerado de classe mundial por apresentar parcerias com o Porto de Antuérpia Internacional (PAI) na Europa, o Porto de Houston nos Estados Unidos e o Porto de Ghandzhou, na China.

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