MINAS GERAIS E O MUNDO

CORRENTES DE COMÉRCIO EXTERIOR

 

CORRENTES DE COMÉRCIO EXTERIOR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REPRESENTAÇÕES ESTRANGEIRAS

O estado de Minas Gerais é de extrema importância no cenário das relações internacionais devido ao grande fluxo de capital humano estrangeiro. Normalmente concentrados em setores como o agronegócio, siderurgia e mineração, esses recursos trouxeram diversas representações estrangeiras para o estado.

Esses órgãos internacionais oferecem serviços estratégicos como orientações jurídicas para a constituição de entidades no Brasil ou nos países que representam. Trabalham também, na promoção de eventos e encontros de negócios e culturais.

 

CONSULADOS

De acordo com a Associação dos Membros do Corpo Consular no Estado de Minas Gerais (AMCC-MG), existem 40 países com representação consular no estado, sejam consulados honorários ou diplomáticos. Esses consulados trabalham na aproximação entre Minas Gerais e seus representantes, formulando políticas comerciais, culturais, artísticas e auxiliando na obtenção de vistos e demais orientações pertinentes aos cidadãos brasileiros e estrangeiros em Minas Gerais.

Os países com representação consular em Minas Gerais são:

Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Guatemala, Holanda, Honduras, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, Líbano, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, México, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Síria, Suíça, Trindade e Tobago, Turquia e Uruguai.

Para saber mais sobre os Consulados e seus contatos acesse: http://www.corpoconsular.com.br/novo/

 

CÂMARAS DE COMÉRCIO

As Câmaras de Comércio presentes em Minas Gerais prestam serviços relevantes a seus associados, criando um ambiente favorável para que as empresas mineiras e empresas de seus respectivos países possam efetivar negócios.

Apoiam as empresas na prospecção de negócios, na identificação segura de parceiros, no apoio ao comércio exterior. Promovem ações institucionais relevantes e a integração entre as culturas, entre outras ações de destaque:

 

AMCHAM – CÂMARA AMERICANA DE COMÉRCIO NO BRASIL – BELO HORIZONTE

 

A Amcham apresenta um quadro de 5.000 empresas associadas com mais de 40 nacionalidades diferentes. Ela trabalha na integração de empresas brasileiras e internacionais e busca ser uma provedora de conteúdo, facilitadora das relações empresariais, trabalhando como ponte para o relacionamento de seus sócios com o governo e outras instituições.
Para mais informações acesse: https://www.amcham.com.br/

 

BELGALUX – CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA BELGO-LUXEMBURGUESA-BRASILEIRA

Associação sem fins lucrativos que atua no Brasil desde 1938, promovendo e estimulando as relações comerciais, econômicas e culturais entre o Brasil, a Bélgica e Luxemburgo. A Belgalux é uma plataforma ativa de networking, promoção de negócios e carreiras entre seus membros que podem ser indivíduos, empresas e instituições.
Os serviços vão desde orientações jurídicas básicas para constituição de sociedades no Brasil, na Bélgica e no Luxemburgo até a promoção de eventos, reuniões comerciais e a organização de estantes nas feiras comerciais dos três países.
Para mais informações acesse: http://belgalux.com.br/

 

BRITCHAM – CÂMARA BRITÂNICA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA NO BRASIL

Com mais de 100 anos de atuação no Brasil, a Britcham é a única câmera de comércio reconhecida pelos governos do Brasil e do Reino Unido. Ela busca incrementar as relações entre os países, promovendo debates sobre o ambiente de negócios e atuando no desenvolvimento de oportunidades para as comunidades empresariais britânica e brasileira. Sua missão é ser referencia para a comunidade empresarial Reino Unido/Brasil, propiciando um ambiente para incrementação do relacionamento, comércio bilateral, investimento e serviços.
Para mais informações acesse: https://britcham.com.br/

 

CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA FRANÇA BRASIL

Fundada em 1900, a Câmara reúne mais de 770 associados e trabalha na promoção do desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre a França e o Brasil. A câmara apresenta diversas unidades regionais, inclusive a de Minas Gerais. Sua função é de promover eventos que propiciam aos associados o desenvolvimento de sua rede de contatos, acesso à informações de alto nível que ajudam no desempenho profissional e pessoal.
O associado também pode contar com o benefício do “Les Privilèges”, um cartão que oferece condições especiais em diversos serviços em todo o Brasil e em países onde há uma Câmara Francesa.
Para mais informações acesse: https://www.ccfb.com.br/regionais/minas-gerais/

 

NBSO BRASIL – ESCRITÓRIO DE APOIO A NEGÓCIOS DA HOLANDA

Os Escritórios Holandeses de Apoio aos Negócios – NBSO’s formam uma rede de 22 escritórios em 9 países diferentes, que são focados em ajudar empresas holandesas em suas atividades internacionais. O escritório tem sede em Belo Horizonte, Minas Gerais e tem uma representação em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Sua função é de informar aos empresários holandeses sobre como fazer negócios no Brasil, fornecendo informações privilegiadas sobre as possibilidades de negócios e investimentos no Brasil, principalmente nos locais sede de seus escritórios. Ajuda as empresas e empresários holandeses em encontrar um parceiro de negócios no Brasil, dá informações sob medida e fornece conhecimentos específicos de mercado, por exemplo, sobre leis e impostos, sempre sob demanda.
Para mais informações acesse: https://nbso-brazil.com.br/

 

CCIB – CÂMARA DE COMÉRCIO ÍNDIA-BRASIL

Fundada em 2003, a Câmara de Comércio Índia-Brasil é uma organização sem fins lucrativos que atua em prol do fomento das relações comerciais e culturais entre Brasil e Índia. Sua principal função é auxiliar as empresas a desenvolverem negócios e cumprirem seus objetivos nos respectivos mercados.
A Câmara oferece soluções estratégicas personalizadas aos objetivos dos associados, gerando e identificando oportunidades de negócios, oferecem plataformas para a ampliação das conexões além de possuírem parcerias comerciais e institucionais estratégicas tanto na Índia quanto no Brasil.
Para mais informações acesse: https://www.indiabrazilchamber.org/

 

CÂMARA MINAS GERAIS-ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA

Há 60 anos, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria vem promovendo missões comerciais e viabilizando a participação de feiras e exposições, procurando superar a distancia geográfica e cultural dos dois países. Trabalha para promover e incrementar as relações entre Brasil e Israel, contribuindo para o desenvolvimento dos interesses mútuos e se apoiando no empreendedorismo, inovação, livre iniciativa e a democracia.
Para saber mais acesse: http://www.cambici.org.br/

 

CÂMARA ÍTALO BRASILEIRA DE COMÉRCIO, INDÚSTRIA E AGRICULTURA DE MINAS GERAIS

A Câmara Ítalo Brasileira foi fundada em 1995 e reconhecida pelo governo italiano em 1998. Desde então ela começou a fazer parte da Associação de Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (Assocamerestero), uma rede de colaboração composta por 80 câmaras distribuídas em 55 países e com mais de 25.00 associados. A instituição busca contribuir de maneira estratégica servindo como uma ponte de negócios para processos de internacionalização de empresas mineiras e italianas, oferecendo serviços especializados e customizados.
Atua, também, na facilitação das relações entre os dois países, incentivando o intercâmbio de experiências nos diferentes setores econômicos, sendo intermediador de atividades diplomáticas e viabilizando assim, uma rede de cooperação.
Para saber mais acesse: https://www.italiabrasil.com.br/

 

CCBL – CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL-LÍBANO

Com o intuito de promover e pugnar pelo desenvolvimento das relações comerciais, sociais e culturais do Brasil com o Líbano em Minas Gerais, foi fundada a Câmara de Comércio Líbano Brasileira, em 2005. Essa criação foi realizada devido a necessidade de representação dos libaneses no território brasileiro, contanto com aproximadamente 10 milhões de libaneses em território brasileiro. Em Minas Gerais residem aproximadamente 2 milhões de Libaneses e descendentes, trazendo grandes oportunidades de negócios bilaterais entre os dois países.
Para mais informações acesse: https://camaralibanesa.com/

 

CÂMARA PORTUGUESA DE MINAS GERAIS

A Câmara Portuguesa de Minas Gerais, fundada em 1996, é uma associação voltada para o incremento das relações comerciais, tecnológicas, sociais e culturais entre Minas Gerais, Portugal e países de língua portuguesa. Apóia a realização de negócios internacionais, aproximando empresas que buscam uma inserção competitiva no cenário global.
Assume o papel no estreitamento das relações econômicas de Minas Gerais, Portugal e os empresários de origem portuguesa. As semelhanças culturais e linguísticas aproximam os dois países e geram novos negócios e oportunidades promissoras.
Para mais informações acesse: http://www.camaraportuguesamg.com.br/

 

CINBR – CÂMARA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

Entidade sem fins lucrativos que atua no nível local, nacional e internacional para promover o desenvolvimento dos negócios no Brasil e no exterior. Oferece condições para desenvolver o potencial competitivo do seu negócio e inseri-lo no mercado internacional.
Novas oportunidades e desafios surgem a todo momento, e a Câmara Internacional de Negócios se propõe a mapear essas oportunidades preparando as empresas brasileiras à adaptar-se e encontrar sucesso em suas relações. Nesse sentido, a câmara ajuda a ampliar a rede de conexões dos empresários, ultrapassando obstáculos, de forma a contribuir para o desenvolvimento do comércio e da integração internacional.
Para saber mais acesse: https://cinbr.com.br/

 

COCBA – CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL AUSTRÁLIA

A Câmara Oficial de Comércio Brasil Austrália foi fundada em 1988 e em 2014 sua sede foi transferida para Belo Horizonte. Com mais de 30 anos de atuação, a organização ajuda as relações bilaterais entre os dois países que se beneficiaram tanto na esfera econômica quanto nas esferas social e cultural.
A Câmara Oficial de Comércio Brasil Austrália, tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento das relações comerciais entre Brasil e Austrália além de promover networking entre empresas brasileiras e australianas.
Para mais informações acesse: http://www.australia.org.br/index.php

 

CCB – CÂMARA CHINESA DE COMÉRCIO NO BRASIL

A Câmara Chinesa de Comércio do Brasil (CCB) é uma instituição sem fins lucrativos, formalmente reconhecida pelo governo brasileiro e pelo governo chinês. Tem sua matriz localizada no Brasil (Belo Horizonte) e conta com escritório na China (Shanghai).
Com a intenção de fomentar o estreitamento dos laços comerciais e contribuir para a geração efetiva de negócios entre empresas e empresários brasileiros e chineses, a câmara assessora seus associados a superar as barreiras culturais existentes e recomenda soluções estratégicas para facilitar a concretização de negócios e geração de resultados .
Para saber mais acesse: https://www.camarachinesa.com.br/index.php

 

CCIAMB – CÂMARA DE COMERCIO, INDÚSTRIA, AGROPECUÁRIA BRASIL-MOÇAMBIQUE

As relações bilaterais entre Brasil e Moçambique tem se intensificado ao longo dos anos. Além de um ambiente de crescimento econômico e estabilidade política, Moçambique conta com um mercado consumidor de 22milhões de pessoas, tornando o país um grande atrativo para o empresariado brasileiro.
Por ser um mercado relativamente novo, Moçambique oferece oportunidades para empresas brasileiras, principalmente, nos setores de óleo e gás, obras públicas e construção civil, energia, indústria, agronegócios, mineração, logística, serviços, formação profissional e capacitação, TI, telecomunicações, produtos farmacêuticos, saúde, moda, perfumaria e alimentos e bebidas.
Para mais informações acesse: http://www.mozambique.org.br/pt/2017/01/16/cciabm-camara-de-comercio-industria-e-agropecuaria-brasil-mocambique/

 

CBR – CÂMARA BRASIL-RÚSSIA DE COMÉRCIO, INDÚSTRIA E TURISMO

Com 37 anos de atividade, a Câmara Brasil-Rússia nasceu com o propósito de desenvolver as relações econômicas, financeiras, de investimentos, culturais e esportivas entre os dois países. Ela, também, ajuda a transpor barreiras culturais, sociais e administrativas para seus associados e entidades parceiras.
Seguindo o padrão operacional das câmaras mais estruturadas do mundo, nos moldes da ICC (International Chamber of Commerce), a CBR tem estrutura distribuída em diversas áreas, disponibilizando uma variedade de serviços para o suporte e desenvolvimento de negócios, que poderá variar segundo as demandas específicas de cada associado.

 

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Insigne

Curabitur non nulla sit amet nisl tempus convallis quis ac lectus.

Services

Head Office