Presidente Aguinaldo Diniz Filho

Presidente Aguinaldo Diniz Filho

Minas Guide, uma ferramenta essencial para superar crises

Esta nova edição do Minas Gerais Business Guide, publicação do Conselho Empresarial de Assuntos Internacionais da Associação Comercial e Empresarial de Minas já consagrada internacionalmente por 10 edições consecutivas, chega ao biênio 2021/2022 num momento que a torna notavelmente oportuna e, mesmo, fundamental para nosso Estado e para o Brasil. Ao indicar as oportunidades de negócios que Minas oferece para investidores, com foco específico naqueles de origem estrangeira, o Guia se torna, na verdade, um instrumento eficaz para captar investimentos externos na economia mineira – e, por extensão, à brasileira – ao detalhar, de forma pormenorizada, o potencial mineiro para inversões externas nos mais diversos setores produtivos.

O Minas Guide é, na verdade, de uma ferramenta que hoje, diante de um contexto mundial absolutamente adverso, assume um papel de enorme importância para Minas – na verdade, um papel imprescindível, diante de uma queda global nas inversões de capitais produtivos que, no País como um todo, registrava em setembro de 2020 (dado mais recente neste momento em que escrevo) uma redução superior a 25 por cento.

A publicação pretende também mostrar que Minas Gerais, hoje, é muito mais que um Estado vocacionado para o agronegócio e a mineração, historicamente suas bases econômicas. Há um próspero ambiente de negócios, nos mais diversos segmentos, propiciado, especialmente, por um ecossistema de inovação que coloca o Estado na segunda posição do Brasil. É importante mencionar que, paralelamente ao estímulo a iniciativas que visem à retomada do crescimento econômico, Minas Gerais tem se empenhado – com sucesso, diga-se – em promover uma gestão sustentável de seus recursos naturais, percebendo como uma grande oportunidade, por exemplo, o enorme potencial para a geração de energia renovável, sem emissão de poluentes, como a solar, que desde 2019 vem apresentando, graças ao trabalho empreendido pela Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG – resultados inegavelmente consistentes.

Enfim, apesar de um ambiente econômico mundial adverso, Minas vem conseguindo obter, com êxito, uma notável capacidade de controle sobre os efeitos econômicos e sociais trazidos pela longa e terrível crise sanitária que se abateu sobre o mundo inteiro. Atravessamos um momento no qual estamos em busca de retomar o tempo perdido.

E esta nova edição do Minas Gerais Business Guide, cuja elaboração, brilhantemente conduzido pelo presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Internacionais da ACMinas, Sílvio Soares Nazaré, é bem mais que um instrumento anti-crise: é uma ferramenta essencial para que tomemos conhecimento das oportunidades que o mundo nos oferece e as exploremos com eficácia.

Aguinaldo Diniz Filho

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas 

Insigne

Curabitur non nulla sit amet nisl tempus convallis quis ac lectus.

Services

Head Office