Networking: como construir o seu

Você sabe o que é networking? Networking é o processo e a habilidade de estabelecer um network, ou seja, a habilidade de manter contatos e relações com algo ou alguém.
Se você deseja impulsionar a sua carreira profissional ou firmar boas e rentáveis parcerias para a sua empresa, é fundamental ter um network (em inglês: rede de trabalho) eficiente estabelecido. Boas relações profissionais garantem maior chance de fechar bons negócios e parcerias, mas nem todo mundo sabe como construir e consolidar seu networking.
Por isso é importante se perguntar como você estabelece essas conexões. Algumas pessoas tem um feeling natural para se conectarem, interagirem e se ajudarem e por isso tem um networking mais eficiente, outras têm mais dificuldade – por introspecção, por exemplo – entre outros motivos. Neste texto, vamos considerar alguns pontos importantes para quem quer aprimorar seus relacionamentos profissionais (e até pessoais) e precisa de ajuda para romper suas barreiras. Aproveite a leitura!

Invista no poder do LinkedIn

Como sempre, as redes sociais se apresentam como um grande ambiente de oportunidades, como o LinkedIn, uma vasta mídia de conexões profissionais, que em 2017 chegou a 500 milhões de usuários em mais de 200 países. Hoje em dia, inúmeras empresas buscam talentos pela rede social e personalidades renomadas do mundo corporativo desejam ser influencers no LinkedIn. Por isso o LinkedIn é a rede social do networking.
Boas publicações, recomendações de colegas de trabalho e conexões (contatos) pertinentes no LinkedIn destacam seu perfil profissional que, juntamente ao seu currículo e experiências, podem chamar atenção e atrair interessados no seu trabalho. Além disso, a rede pode gerar ótimas oportunidades de negócios para sua empresa, pois as ações de B2B (“business to business”) são altamente priorizadas e recomendadas nesta rede.

Só é lembrado quem é visto

Não adianta apenas ter vários contatos na sua agenda e só interagir com eles quando a necessidade se apresenta. Aliás, se você só fizer contatos quando precisar de ajuda, corre o risco de criar uma imagem ruim e a fama de interesseiro.
Mas, como diz o ditado, você precisa ser visto pelas pessoas para ser lembrado por elas. Portanto, estar presente em ocasiões sociais, ter participação ativa em reuniões, integrar-se com os seus colegas em um coffee-break e participar de eventos são meios importantes para fazer com que seu nome seja lembrado.

Seja respeitoso e profissional

Muitos brasileiros insistem em subestimar este ponto essencial da vida em comunidade: a pontualidade. Como ser bem-visto quando se chega todos os dias atrasado no trabalho? Como ser respeitado e ter boas relações de trabalho quando trava o início de uma reunião por conta da falta de compromisso com horários?
Mesmo em ambientes mais tolerantes, cumprir os horários é fundamental. Se não for assim, fica explícito o descaso com a empresa e com seu trabalho, além do desrespeito com os colegas.

Pratique o networking

Networking é uma tarefa para todos os dias. Tente agir da forma mais natural possível.
As pessoas costumam perceber atitudes e comportamento forçados. Assim, procure não exagerar ou ser sincero demais. Evite falar mal dos seus colegas e fazer comentários ácidos, muito embora brincadeiras saudáveis sejam positivas e tenham sempre seu lugar. É importante, e às vezes até mesmo necessário, ser político.
Você já conhece o beer or coffee? Esse aplicativo permite que você convide ou seja convidado por profissionais com interesses e atuações semelhantes às suas para tomar uma cerveja ou um café. Convites assim têm sempre um viés profissional e pode dar início a novas e promissoras conexões.

Seja amigável e ético

Acima de tudo, respeite o espaço, o trabalho e a pessoa de seus colegas. O mesmo vale para seus concorrentes. O mercado de trabalho, de fato, é uma competição onde muito está em jogo, mas isso não concede o direito de ser indelicado, agressivo ou desrespeitoso com ninguém.
Seja sempre respeitoso e aja eticamente com tudo e com todos. Aliás, você já conhece como é o comportamento de um verdadeiro líder? Veja o que se espera de um líder e como ele é diferente de um chefe neste texto.
Networking: construindo seu network

A comunicação é uma habilidade

Quem nunca presenciou discussões ríspidas surgirem a partir de um mal-entendido? É isso que a comunicação imprecisa pode provocar. Tente se expressar com o máximo de clareza e objetividade possível. Assim você não se torna confuso e nem será mal compreendido.
Não há problema em gastar seu tempo, desde que você pense bem antes de falar. Poucas coisas são piores do que aquela sensação de “não deveria ter dito aquilo”. Contudo, é importante não se alongar demais, seja o mais objetivo que puder. Assim, você também torna sua fala interessante e dá abertura para interações.
Se você realmente tiver dificuldade para se expressar, há várias soluções para desenvolver esta habilidade. Existem diversos tipos de coaching (e até mesmo fonoaudiólogos) no mercado que oferecem serviço especializado em ajudar seus clientes a se expressarem e se comunicarem melhor. O mesmo vale no caso de você ser muito tímido para falar em público e encontrar dificuldades para estabelecer novas relações.

Deixe uma boa impressão

Aproveite nossas dicas para criar essas relações e passar uma imagem positiva para as pessoas. Isso pode gerar bons frutos tanto para sua carreira quanto para sua vida pessoal. Ser benquisto não é apenas agradável. É também muito útil.
Para passar uma boa imagem e conquistar respeito e admiração, é importante demonstrar generosidade. Compartilhe seus conhecimentos com os colegas, faça publicações que possam ajudar certos nichos, por exemplo. Você pode se tornar referência em determinado assunto, ganhando respeito das pessoas.
A ACMinas desenvolve uma grande rede de conexões entre seus associados, além de uma história centenária de representação e defesa dos interesses do mundo corporativo. Saiba mais sobre nossa atuação.
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