Por que investir no seu RH?

Os profissionais de Recursos Humanos, comumente confundidos com os profissionais do Departamento Pessoal de uma empresa, são peça fundamental na administração e no crescimento de uma empresa. Atualmente, vemos cada vez mais o RH das empresas atuando de forma ativa nas contratações, no planejamento, no controle da qualidade dos setores e dos serviços e principalmente na gestão de pessoas.
Muitas lideranças empresariais ainda não se atentaram para a importância de um RH ativo, por isso, vamos explorar a importância e o perfil ideal desses profissionais no nosso texto de hoje.

O envolvimento do RH com o dia a dia da empresa

Você se lembra quando falamos sobre a importância de reter talentos em uma empresa e demos algumas dicas para consegui-lo? Se não se lembra ou não leu, tudo bem, o texto está aqui. Em verdade, grande parte do trabalho do RH estratégico está nesse desafio fundamental, e ele deve se envolver nas práticas que podem ajudar a manter a equipe.
As pesquisas de satisfação, as ações e iniciativas a serem tomadas para melhorarem as condições e o ambiente de trabalho podem e devem ser iniciativas do RH. Os profissionais de Recursos Humanos devem, também, se certificar do cumprimento das atribuições éticas e profissionais de cada colaborador da empresa, de forma a manter todas as condutas de acordo com o código da empresa e afirmar a aproximação da conduta e da imagem da empresa com os seus ideais.

RH atuando nas contratações

Saber recrutar os melhores talentos disponíveis no mercado e com o perfil de sua empresa é um dos maiores desafios para uma empresa e uma das atividades mais importantes para o futuro de qualquer negócio.
Portanto, o setor de RH deve ter profissionais extremamente preparados e atualizados sobre o mercado e as transformações do segmento onde trabalham, de forma a saberem recrutar os profissionais mais adequados para desempenharem as funções para as quais serão designados dentro da empresa, bem como conhecer a experiência deles com as ferramentas disponíveis para o trabalho.
Ademais, o RH deve sempre se preocupar em recrutar colaboradores que realmente tenham uma real relação com a empresa, a vontade de trabalhar nela e um perfil compatível com o ambiente de trabalho. Dessa forma, a adaptação com o trabalho, com as ferramentas e principalmente com os colegas será mais natural e mais sadia.
investir RH

Gestão de carreiras e premiações

Uma preocupação recorrente para os trabalhadores é a de estarem em uma empresa sem planos de carreira e sem perspectiva de crescimento profissional. Essa é outra atribuição importante de um RH ativo, que deve definir planos de carreira para todos os colaboradores de todos os setores da empresa.
O RH deve, também, estipular premiações para os colaboradores e se envolver nos processos de promoções de uma empresa, destacar a partir do seu conhecimento das equipes as pessoas mais capacitadas para subirem e ocuparem novos postos de maiores responsabilidades.

Questões práticas de ação do RH

Se há problemas de comunicação interna na empresa, integração entre equipes, desentendimentos ou problemas recorrentes com relação a um ou mais colaboradores em específico, também é papel do RH se envolver nesses processos e buscar as soluções cabíveis.
O que podemos ver, é que o RH participa de todo o funcionamento prático de uma empresa, das ações e das suas estratégias.

E qual o perfil de um profissional de RH?

Obviamente, os profissionais devem ter inteligência em gestão, como já mencionamos antes. É exigido do profissional de Recursos Humanos que esteja em constante formação e atualizado sobre as práticas atuais de RH, já que é uma área muito sensível das empresas e que sofre constantes aprimoramentos de técnicas e práticas.

Gestão

Para se envolver na gestão e auxiliar na construção de processos empresariais é necessário que esses profissionais tenham conhecimentos comerciais e estratégicos no segmento no qual estão trabalhando. Para isso, existem os cursos específicos de cada área.

Maleabilidade e perfil motivador

Esse profissional precisa ser muito maleável, pois atuará em conjunto com todos os profissionais em todos os setores da empresa e necessita de bastante capacidade de diálogo: tanto se expressando bem, quanto sabendo ouvir a cada colaborador que necessitar dialogar com o RH.
Ademais, precisa saber ser um grande motivador. O RH é um importante responsável por manter o bom clima organizacional e unir as equipes em prol dos objetivos da empresa.

Inovador

Os melhores profissionais de RH assumem riscos e além de contribuem com ideias inovadoras e novos processos a serem adotados, eles agem na preparação de um ambiente e de situações propícias para que os colabores tenham liberdade e atuem com empenho em soluções.
Se você ainda não viu, preparamos um texto para você aprender como incentivar sua equipe de trabalho a tomar decisões e se comportar de forma mais criativo. Veja!
Esperamos que você tenha percebido como os profissionais de RH são fundamentais e são também um investimento importante e rentável para sua empresa. Até logo, continue acompanhando o blog da ACMinas!

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.