Por que investir no Marketing Digital?

O marketing digital é reconhecidamente eficaz, e cada vez mais gente está aderindo aos resultados rápidos e à relação custo-benefício positiva que o marketing digital possibilita a um custo bem menor quando comparado às estratégias convencionais. Ele pode reduzir em até 62% o custo por oportunidade de negócio gerada.
Mas não é só na operação – seja mercadológica, seja institucional – que este instrumento proporciona rapidez e eficiência.  Com o marketing digital é possível, na comparação com as estratégias convencionais de publicidade, prever com maior precisão os resultados das ações, dada a facilidade de segmentação dos públicos, fator que amplia substancialmente a capacidade de atingir com exatidão aqueles visados por sua empresa.

Por que o Marketing Digital é tão eficiente?

investir no marketing digital
Acessar redes sociais, ler e-mails e fazer buscas na web já é um hábito cotidiano. Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, cerca de 48% da população brasileira usa a internet regularmente. Cada usuário se mantem conectado, em média, por quase cinco horas diárias. Com isto, os hábitos de consumo dessas pessoas se tornam visíveis. Suas preferências e tendências de consumo são identificáveis, segmentáveis e previsíveis. Elas passam a constituir, assim, um mercado potencial e facilmente atingível para sua empresa. Com esta capacidade, é muito mais fácil direcionar as ações de marketing, tornando-as mais efetivas.
A partir do trabalho de otimização de buscas, segmentação de públicos e peças de remarketing, o meio digital abre inúmeras possibilidade para a implementação de ações estratégicas mais eficientes e mais baratas que as do marketing convencional. Eficiência e menor custo são termos que vão ao encontro das expectativas corporativas de qualquer segmento.

O Marketing de conteúdo

Esta é hoje a principal estratégia para atração de clientes no mundo do marketing digital. Ela direciona eficazmente o fluxo da comunicação.  No marketing convencional, as empresas anunciam seus produtos ou serviços para um público extremamente amplo e diversificado, no qual os segmentos de interesse, os clientes potenciais não são mais que pessoas anônimas em meio a uma enorme multidão. No marketing de conteúdo, tudo é diferente.
Nele, ao dispor de ferramentas que identificam com precisão o cliente potencial, as empresas criam conteúdo focado no seu interesse específico. Tais conteúdos precisam atender às diversas etapas do processo da compra, e isto envolve aprendizado sobre o cliente (suas necessidades, hábitos e preferências), a identificação de eventuais resistências à compra, seu convencimento (a quebra da resistência) e, finalmente, a decisão pela compra.
Cada um desses estágios requer um formato diferente de publicação. Assim, podemos utilizar posts de blogs com artigos, listas, infográficos e e-books. Ao levar um conteúdo útil para o usuário, sua empresa estreitará os laços com ele, atraindo e fidelizando este usuário que posteriormente será convertido efetivamente num cliente.
Segundo pesquisa da Content Trends, cerca de 70% das empresas brasileiras já usam o marketing de conteúdo e 69% preveem aumento do orçamento para esta área. Apesar de muitas delas já utilizarem blogs como ferramenta estratégica, ainda há muito espaço para crescimento. Por exemplo, os e-books, que, segundo a pesquisa, são usados por apenas 29% das empresas como instrumento para disseminação de conteúdo.

Muito mais do que apenas os números

Mais que os números, no entanto, a importância de ganhar visibilidade num mundo virtual cada vez mais presente e de tornar-se referência na sua área de atuação é imprescindível para a imagem das empresas no mercado, para a percepção da confiabilidade que elas transmitem para a relação com seus clientes.
Se sua empresa ainda não está inserida no mundo virtual, este é o momento de se organizar para adentrar nele e se beneficiar de tudo o que marketing digital oferece para quem o utiliza.
E podem contar sempre com as dicas da ACMinas aqui blog.  😉

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