Leonardo Faria Lima – Dep. Econômico ACMinas
No atual contexto econômico do país, a remuneração da poupança equivale a 70% da Taxa Selic (6,5% ano), ou seja, a 4,55% ao ano ou 0,37% ao mês. Já um investimento de renda fixa é usualmente remunerado por meio de um percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). A taxa do CDI é sempre próxima da Selic. Assim, uma aplicação de renda fixa que paga 100% de um CDI terá uma remuneração aproximada de 6,5% ao ano ou 0,54% ao mês.
Então, qual é o melhor investimento? O melhor investimento é aquele que gera o maior ganho sobre a inflação. No último Relatório Focus do Banco Central (14 de setembro), o mercado financeiro estimou que a inflação medida pelo IPCA findará 2018 em 4,09%. Perante este cenário, a aplicação na renda fixa é o investimento mais adequado, pois, gera um ganho 2,41 pontos percentuais ante a inflação contra um rendimento de 0,46 ponto percentual da poupança.
Procurando dicas de investimento, aplicação de capital ou maneiras de crescer seu negócio? Torne-se um associado ACMinas. Assessoria econômica gratuita!