Regulamento Mérito

REGULAMENTO: MÉRITO ACMINAS – DESTAQUE NA GESTÃO EMPRESARIAL

 

O presente regulamento visa traçar normas relativas à participação das empresas ao programa: MÉRITO ACMINAS – DESTAQUE EM GESTÃO EMPRESARIAL que é uma ação da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE MINAS, tendo sido concebido pelo CONSELHO EMPRESARIAL DE PRODUTIVIDADE da Entidade e é por ele gerenciado, regendo-se pelas seguintes normas:

 

  1. DO OBJETIVO: O objetivo é valorizar as empresas que se destacam na sua gestão empresarial, notadamente as pequenas empresas, assim como sensibilizar os empresários para uma autoavaliação da sua gestão empresarial, submetê-la à análise dos Avaliadores, utilizar o Relatório de Avaliação para o aperfeiçoamento da gestão de empresa e receber o Diploma pela sua participação e reconhecimento no MÉRITO ACMINAS – DESTAQUE EM GESTÃO.
  2. DOS CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO: A empresa que quiser participar deverá se enquadrar em todos os critérios abaixo: a) sua sede deve estar localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, b) seu número de empregados deve variar entre 03 a 49;.c) sua receita bruta anual deve ser maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões; d) deve apresentar as informações e resultados solicitados pela Coordenação do Prêmio; e) deve  receber a visita virtual do Avaliador para esclarecer as dúvidas levantadas na análise das informações e resultados que fornecer; f) deve participar na Cerimônia com a presença do Presidente e Diretores da ACMinas, autoridades e convidados das Candidatas reconhecidas.
  3. DAS ETAPAS: Para a concessão da distinção serão observadas as seguintes etapas: a) divulgação do MÉRITO ACMINAS – DESTAQUE NA GESTÃO pelos Presidentes e membros dos Conselhos da ACMinas, pela Diretoria, Superintendência e nos meios de comunicação de que a ACMinas dispuser; b) inscrição das Candidatas; c)elaboração do Relatório da Gestão pela Candidata; d) seleção e preparação dos Avaliadores; e) análise do Relatório da Gestão pelo Avaliador; f) pontuação das respostas às perguntas no Relatório da Gestão; g) visita virtual à Candidata pelo Avaliador; h) participação em todas as atividades do DNA Empreendedor; i) reconhecimento das Candidatas e Cerimônia de congraçamento.
  4. DA INSCRIÇÃO: a inscrição deverá ser realizada até o dia 31/05/2024; é gratuita para associados e a empresa interessada em participar, ou convidada para participação, confirma seu interesse preenchendo a Ficha de Inscrição. A mesma será analisada pela Coordenação da ACMinas e a empresa será comunicada formalmente de sua inscrição.
  5. DA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO PELA CANDIDATA: a candidata deverá responder a perguntas que lhe serão feitas. Para cada pergunta são mostradas quatro opções de resposta. A candidata deve escolher a resposta que representa a melhor situação da sua gestão empresarial para o tema solicitado na pergunta e fornecer as informações que são pedidas em algumas respostas. As respostas às perguntas e as informações e resultados compõem o Relatório da Gestão da candidata. Essas informações serão utilizadas pelo Avaliador na análise da gestão da candidata. Além das respostas às perguntas são solicitados resultados à candidata. Ao elaborar as respostas às perguntas e compilar os resultados solicitados o Empresário fará uma autoavaliação da sua gestão empresarial. Esta autoavaliação é um dos objetivos do MÉRITO ACMINAS – DESTAQUE NA GESTÃO.

 

  1. DA SELEÇÃO E DA PREPARAÇÃO DOS AVALIADORES. Os Avaliadores serão escolhidos e convidados pela diretoria do Conselho Empresarial de Produtividade, dentre pessoas com conhecimento e experiência na gestão empresarial, membros do Conselho, e que tenham interesse em contribuir para a melhoria da gestão das empresas associadas à ACMinas. Ao designar os Avaliadores para as Candidatas a Coordenação observará aspectos relativos a conflito de interesses, envolvimento direto ou indireto e eventuais conflitos com a Empresa Candidata. Os Avaliadores selecionados serão preparados pela Coordenação na metodologia de avaliação, visita virtual à Candidata e elaboração do Relatório de Avaliação.

 

  1. DA ANÁLISE DO RELATÓRIO DA GESTÃO PELO AVALIADOR. A Coordenação do MÉRITO ACMINAS – DESTAQUE NA GESTÃO designará um Avaliador para cada Candidata. O Avaliador receberá o Relatório da Gestão apresentado pela Candidata designada para sua avaliação e fará a leitura completa da Ficha de Inscrição e do Relatório da Gestão da sua Candidata. Essa leitura inicial objetiva dar ao Avaliador uma visão geral ou sistêmica da Candidata. Em seguida, cada pergunta e cada resposta serão analisadas. Para cada pergunta o Avaliador registra seus comentários de Pontos Fortes e Oportunidades para Melhoria da Candidata.

 

  1. DA PONTUAÇÃO DAS RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS NO RELATÓRIO DA GESTÃO. A pontuação de cada pergunta e resposta é definida pelo Avaliador na sua análise do Relatório da Gestão da Candidata. Essas pontuações são registradas na Planilha Excel para cada pergunta e respectiva resposta escolhida pelo Avaliador. A planilha computa automaticamente a pontuação para cada Critério de Avaliação e a pontuação total da Candidata.

 

  1. DA PONTUAÇÃO DAS RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS NO RELATÓRIO DA GESTÃO. Na Planilha de Registro das Avaliações, é mostrada a importância relativa de cada Critério de Avaliação por meio de um percentual atribuído a cada critério. Esses percentuais serão mostrados na Aba IMG da planilha nas colunas Critério de Avaliação e % por Critério, de conformidade com a tabela abaixo:

 

Critério de Avaliação% por Critério
Governança10,0%
Processos Relativos à Liderança15,0%
Processos Relativos aos Clientes15,0%
Processos Operacionais10,0%
Processos Relativos aos Funcionários10,0%
Processos Relativos aos Fornecedores e à Sociedade10,0%
Resultados30,0%
IMG – Índice de Maturidade da Gestão100,0%

 

A Planilha calcula o Índice de Maturidade da Gestão – IMG em função das alternativas de respostas às perguntas escolhidas pela Candidata e pelo Avaliador. Cada critério de Avaliação recebe um percentual e a somatória desses percentuais é o IMG da Candidata. Para o reconhecimento da Candidata no Prêmio ACMinas será considerado o IMG do Avaliador.

 

 

  1. DA VISITA VIRTUAL À CANDIDATA PELO AVALIADOR. A visita virtual à Candidata pelo Avaliador será agendada pela Coordenação observando a disponibilidade da Candidata e do Avaliador. A visita à Candidata pelo Avaliador tem os seguintes objetivos: a) esclarecer dúvidas levantadas na análise do Relatório da Gestão pelo Avaliador; b) confirmar a veracidade das respostas apresentadas pela Candidata; c) Confirmar as pontuações atribuídas pelo Avaliador; d) esclarecer eventuais dúvidas apresentadas pela Candidata; e) dentro das limitações de uma visita virtual, adquirir uma visão geral, ou sistêmica, da Candidata. Nesta visita, com duração estimada de duas a três horas, deve ser conduzida uma reunião com representantes da Candidata para esclarecimento das dúvidas do Avaliador, dúvidas da Candidata e confirmação da veracidade das respostas mediante análise com os representantes da Candidata de algumas respostas apresentadas pela Candidata.

 

  1. DO RECONHECIMENTO DAS CANDIDATAS E CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO.

O reconhecimento das Candidatas será definido pelo seu IMG. Será feito em três Faixas de Reconhecimento – Ouro, Prata e Bronze – conforme tabela a seguir:

 

 

Faixa de ReconhecimentoIMG da Candidata
OUROacima de 80%
PRATA40 a 79%
BRONZE15 a 39%

 

As Candidatas reconhecidas recebem o Diploma de Reconhecimento e o Relatório de Avaliação. As Candidatas com IMG igual ou inferior a 14% recebem o Certificado de Participação e o Relatório de Avaliação. A entrega dos Diplomas de Reconhecimento será feita na Cerimônia a ser confirmada posteriormente. A entrega do Certificado de Participação será feita diretamente à Candidata, que pode estar presente na Cerimônia como convidada.

 

  1. DAS DEMAIS NORMAS. Acompanha o presente Regulamento o anexo, contendo a ficha de Inscrição da empresa interessada. Após a inscrição aprovada, a empresa irá receber orientações para elaboração do relatório de gestão e as demais que se fizerem necessárias à sua participação.

 

  1. 13. DOS CASOS OMISSOS. Os casos omissos a esse Regulamento serão decididos pela Coordenação, ouvidos os Presidentes da ACMinas e dos Conselhos Empresariais da ACMinas.

 

Belo Horizonte,

 

José Anchieta da Silva

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas