Saiba porque investir na crise

Você provavelmente já ouviu falar que momento de crise se torna momento de oportunidade para poucos fortuitos e corajosos investidores. Estou certo? Virou uma espécie de jargão para incentivar as pessoas a investirem na crise e voltarem a mover a economia. Mas sabe por que virou jargão? Porque é verdade!
Pode até parecer ilógico, mas não é. Este texto vai explorar os motivos definitivos pelos quais a crise pode significar uma excelente oportunidade de investimento.
investir na crise

Por que investir?

Bom, é claro que o empreendimento em si já pode ser, por si só, um ótimo motivo. Mas além disso, é possível entender algumas coisas sobre os períodos de crise. Em geral, as pessoas ficam menos propensas a se arriscar empreendendo, o que imediatamente significa que você terá menos concorrência se decidir se adentrar em um ramo com uma demanda de mercado nova ou pouco explorada. Serão poucos os que terão a coragem de empreender em meio a uma recessão.
Outro fator importante é que em épocas de crise o volume de importações diminui significativamente, em especial pela perda de valor que o real sofre em relação a moedas estrangeiras. Esse fator favorece os produtos nacionais, que por apresentarem preços mais baixos no mercado, tendem a prevalecer, especialmente levando em conta a relutância de muitos consumidores em gastarem mais.

Inovação para superar a crise

Ademais, já se tornou uma espécie de lugar-comum entender que em épocas de crise as pessoas só gastam em necessidades primárias. Você certamente já escutou ou leu isso antes. Ou seja, estão dizendo que durante a crise você deve investir em comida, beleza/vestuário e serviços de saúde. Esses setores são fantásticos, de fato, e indubitavelmente eles sempre terão uma menor oscilação. Mas não é apenas por aí que faz sentido investir. Inovação é a palavra.
Se você tem um serviço especializado e de qualidade, as oportunidades continuarão aparecendo. Advogados, por exemplo, sempre serão profissionais requisitados, e se você for um profissional de destaque, o mercado irá te favorecer. Bons administradores, consultores e contadores continuam sendo fundamentais, pois suas capacidades de atuação permitem aos seus clientes reduzirem custos, aumentarem sua produtividade e manterem sua organização.
Tudo, é claro, vai depender da qualidade e da sua capacidade de divulgar seus serviços e produtos. Vamos explorar mais estes fatores.

Invista no relacionamento

Apesar de ser também uma época de oportunidade, o período de crise também torna as coisas um pouco mais imprevisíveis, não obstante você já sabe que é bom ter seus custos bastante ajustados. Portanto, se você está começando o seu negócio, invista no mínimo de pessoal que conseguir e no máximo de qualidade. Mantenha uma relação próxima, estreita e transparente com todos os seus clientes.
Investir no relacionamento é fundamental. Mantenha seus clientes próximos de você, e ofereça a eles um atendimento rápido, acessível e personalizado. As relações humanas construídas com transparência criam uma fidelidade que é fundamental para manter seu negócio.
Não se esqueça de se atualizar, e se for possível, invista em treinamentos de técnicas de relacionamento e de vendas. Não só para o staff de sua empresa, mas certamente também para você empreendedor.

Esteja no mundo online

Falamos sobre a importância de saber divulgar o seu negócio, e entre as muitas formas de fazê-lo, certamente se destaca o marketing digital. No nosso mundo informatizado, destacar-se no online é fundamental para a visão que as pessoas têm da sua empresa e fundamental para a captação de novos clientes.
Ter redes sociais ativas e contribuir com a comunidade disponibilizando conteúdos relevantes por meio das redes sociais ou por meio de um blog faz sua empresa crescer como autoridade no assunto do seu segmento, ser bem-vista pelo mercado e pelo público-alvo, além de aumentar o reconhecimento da sua marca. A alta visibilidade evidentemente fará com que seu negócio seja conhecido e melhor considerado quando um consumidor for realizar sua escolha de compra.
Então tenha sonhos, prepare-se e faça o melhor trabalho, que tempos de crise definitivamente também são tempos de oportunidade.
Continue acompanhando o blog da ACMinas, por aqui trabalhamos outras formas de aprender mais e de expandir os seus negócios.
 

Assine nossa Newsletter

Receba nossa novidades em primeira mão por email.