Vice-Presidentes

Alessandra Alkmim Costa (3)

Alessandra Alkimïn Costa

Co-Founder da Plataforma Mulheres do Futuro. Co-Founder da startup ADDHERE. Co-Founder da Escola de Palestrante. Presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da ACMinas. Recebeu o Prêmio Educacional da Fundação Malala Yousafzai (Malala Fund) nas categorias Empreendedorismo e Educação Corporativa em 2018. Palestrante, Professora, Conteudista, Mentora de Alto Impacto para Mulheres, Impulsionadora de Conexões Autênticas Estudante de Futuros e Humanista.

Carlos-Alberto-Teixeira-de-Oliveira

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira

Atuou em várias instituições financeiras, como Executive Vice-Presidente/CEO do Safra National Bank of New York – NY – EUA; foi presidente do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, e do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, onde fundou o BDMG Cultural. Presidiu o Sebrae-MG e atuou como presidente dos Conselhos Deliberativso da Fundação João Pinheiro e do INDI. Foi Secretário de Planejamento e Coordenação Geral, de Minas e Energia e da Indústria, Comércio e Mineração do Estado de Minas Gerais. Atuou também como reitor da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte e Diretor Financeiro Internacional e de Project Finance da Tenenge S.A. Presidiu a Agência Brasileira de Desenvolvimento e o IBEF Nacional – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Preside a ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais e é Coordenador-Geral do Fórum JK de Desenvolvimento. É presidente da MinasPart – Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda. e de MercadoComum Comunicação e Publicidade. Ltda. É membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e da Academia Nacional de Economia. Autor de vários livros, entre os quais se destacam “JK – 50 Anos de Progresso em 5 Anos de Governo”. Participou por 21 vezes, como convidado especial, das Reuniões Anuais do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e do FMI/Banco Mundial.

Cledorvino-Belini

Cledorvino Belini

Formado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, é pós-graduado em finanças pelo curso de mestrado da USP e MBA pelo FDC/INSEAD. Numa carreira de 44 anos na Fiat Automóveis, foi seu Diretor de Compras e, por 11 anos, seu Presidente para Brasil e América Latina. Em 2009 passou a integrar o Conselho Executivo do Fiat Group, a mais elevada instância mundial de comando do grupo. Também foi presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre 2010 e 2013. Exerce atualmente o cargo de Conselheiro de Administração independente do grupo JBS e, atualmente, preside a Cemig.

Janayna Bhering Cardoso

Janayna Bhering Cardoso

Co-founder SafeTest Diagnósticos, executiva de negócios Fundep, diretora Foinder Institute Minas Gerais.
Engenheira de formação, mestre em Ciência e Tecnologia, especialista em estatística aplicada a processos, Six Sigma Black Belt.
Atua no ecossistema de inovação há mais de 15 anos, o que permitiu estruturar uma grande rede de conexões e parceiros estratégicos que vão desde governo, agentes financiadores, empresas e ICTs, buscando catalisar o elo entre as mesmas.
Principal especialidade é transformar ideias em negócios a partir de uma gestão estratégica dos recursos para inovação. Já captou cerca de R$1 bilhão para projetos inovadores e consegue fazer a ponte entre diferentes atores do Ecossistema de inovação de forma a gerar valor para as partes envolvidas.

João Henrique Café de Souza Novaes (1)

João Henrique Café de Souza Novaes

Bacharel em Direito pela UFMG (1985); Inscrito na OAB/MG sob o nº 42288 e na OAB/RJ sob o nº 146.100; Especialista em Direito Empresarial, pela PUC-MG (1986); Especialista em Direito da Empresa e da Economia pela FGV (1998); Sócio fundador da sociedade CAFÉ NOVAIS ADVOGADOS; Advogado com atuação consultiva e contenciosa cível, estatal e arbitral, nas áreas do Direito Empresarial, Civil, Comercial, Societário, Tributário e Administrativo; Árbitro integrante da Lista de Árbitros de várias Câmaras Arbitrais; Vice-Presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/MG; Presidente da Câmara de Mediação da ACMinas – CAMEAC; Presidente da Comissão de Instalação dos TRF’s do Conselho Federal da OAB (2013 a 2015).

José-Epiphânio-Camillo-dos-Santos

José Epiphânio Camillo dos Santos

Natural de Pitangui, MG, é graduado em Administração de Empresas pela UNA; tem especialização em Informática Aplicada, pela ACTIM, Paris. Participou no IMD, em Lausanne, Suíça, da Seção Especial de Estudos “Globalizing the Brazilian Corporation in the 21st Century” e, em Fontainebleau, França, do PGA (Programa de Gestão Avançada) pelo INSEAD/FDC (The European Institute of Business Administration). Foi Diretor de Planejamento e Controle do BEMGE, onde também atuou como Vice-Presidente de Informática e Administração. Exerceu ainda as funções de Gerente de Sistemas da PRODEMGE, da Usiminas Mecânica e de Informática na FIAT Automóveis. É Conselheiro da Aliança Francesa e da Fundação Dom Cabral. Atuou como Delegado na COP16 (Conferência do Clima em Cancun, México). Foi membro do CNAB (Comissão de Automação Bancária da FEBRABAN) e Presidente da SUCESU, da ASSESPRO, Conselheiro da FUMSOFT, e Presidente do CIEE-MG (Centro de Integração Empresa-Escola).

Luiz Antônio Athayde Vasconcelos (1)

Luiz Antônio Athayde Vasconcelos

Luiz Antônio Athayde Vasconcelos, formou-se como economista pela PUC/Minas em 1978. Ingressou nos quadros do BDMG, especializou-se em finanças e setores ligados à infraestrutura. Percorreu várias instâncias até assumir a Vice Presidência do Banco de Crédito Real de MG e, depois, a presidência da MGI S/A e o cargo de Secretário-Adjunto da Fazenda do EMG. Foi também diretor da Secretaria de Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento. Na administração estadual, ocupou os cargos de Subsecretário de Assuntos Internacionais e de Investimentos Estratégicos. Após a aposentadoria, fundou a Héstia Consultoria Econômica para apoiar empreendimentos e ações tanto nos setores públicos e privados. Desde 2022, é Vice Presidente da ACMinas e presidente de seu Conselho de Infraestrutura e Logística.

Marcos-Brafman

Marcos Brafman

Natural de Belo Horizonte, MG, é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela PUC-MG e tem especialização em Análise de Sistemas pela UFMG.
Profissional de TI desde 1974, atuou como programador de computador, analista de sistemas e gerente de sistemas em empresas públicas e privadas.
Foi sócio fundador e CEO da empresa Maxis Informática, no período de 1991 a 2019.
Foi presidente da ASSESPRO – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet de Minas Gerais, presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, presidente da Câmara Minas Gerais – Israel de Comércio e Indústria, conselheiro da FUMSOFT – Fundação Mineira de Software e vice-presidente da SUCESU- Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais.

Modesto-Carvalho-de-Araújo-Neto

Modesto Carvalho de Araújo Neto

Mineiro, natural de Belo Horizonte, é administrador e pós-graduado em marketing e finanças. É presidente da Drogaria Araujo, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Farmácias. Iniciou sua carreira em empresas do setor financeiro e, em 1984, começou a trabalhar na Drogaria Araujo, empresa fundada por seu avô em 1906. Quatro anos depois tornou-se Diretor Comercial e Administrativo, num momento em que a empresa tinha apenas nove lojas, e foi o responsável pela implementação de inovações nas áreas de gestão, informatização de processos e profissionalização da empresa. Em 2004 assumiu a presidência da Drogaria Araujo, dando início a um plano de expansão, formulado em bases planejadas e sustentáveis que hoje, com mais de 220 lojas e empregando 7 mil colaboradores, detém o maior Ebitda do varejo farmacêutico.

Ricardo Mascarenhas Lopes Cançado Diniz (3)

Ricardo Mascarenhas Lopes Cançado Diniz

Formado em Contabilidade e Direito. Pós Graduado em Direito da Empresa pela FGV e em Direito do Estado e da Regulamentação também pela FGV.
Possuo cursos de Parceria para o Desenvolvimento do Acionista; Finanças Corporativas e de Governanças Corporativas, os 3 pela Fundação Dom Cabral.
Possuo também o Curso Global Management Programme da Universitas Telefónica, em Barcelona.
Fui do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte e do Conselho de Assuntos Legislativos da CNI.
Atualmente sou Executivo de Relações Internacionais para dos Estados de RJ, ES, MG, TO, DF, GO, MS, MT, RO e AC de empresa multinacional

Ruy-Barbosa-de-Araújo-Filho

Ruy Barbosa de Araújo Filho

Sócio-fundador e Diretor da Arco Engenharia e Comércio Ltda, entre 1965 e 2003, e da Soinco – Sociedade Incorporadora e Construtora Ltda. – nesta, desde 1975 -, ambas dedicadas à Construção Civil e ao Mercado Imobiliário. Arco Administradora Ltda., que atua no setor de hotelaria desde 1997.

Sérgio-Bruno-Zech-Coelho

Sérgio Bruno Zech Coelho

Formado nas categorias de base do Minas Tênis Clube, Sérgio Bruno Zech começou sua carreira esportiva na natação, sendo depois, aos 17 anos, convidado para integrar a equipe de vôlei do Minas. Posteriormente, na equipe profissional do clube, foi campeão brasileiro e chegou à seleção nacional. Posteriormente, tendo se afastado das quadras, optou pela Economia, área na qual adquiriu sólida experiência em marketing e planejamento, áreas nas quais atuou em empresas como Cimetal, Grupo Tratex e Bolsa de Valores de Minas. Entrou para a Diretoria do Minas Tênis Clube em 1971 e atuou como diretor dos departamentos de judô e vôlei, além do Financeiro, Foi vice-presidente e depois presidente do Clube e, também, Secretário de Estado de Esportes gestão do governador Itamar Franco.

Sergio Eduardo Michetti Frade (2)

Sergio Eduardo Michetti Frade

Sócio fundador e dirigente da Solutions Gestão de Seguros, Corretora de seguros sediada em Belo Horizonte com atuação nacional e internacional (através de seus correspondentes).
40 anos de experiência na área de seguros.
Iniciei minha carreira profissional na Açominas (hoje Gerdau) em 1978, integrando a equipe de gerenciamento de riscos e seguros, desde a fase de implantação da usina Siderúrgica em Ouro Branco (MG) até a sua entrada em operação.
Fui gerente da Filial da Chubb do Brasil Cia de Seguros entre 1991 e 1996; superintendente da Itaú Seguros em Minas Gerais entre 1996 e 1999, período que acumulei por nove meses a superintendência de vendas da Bemge Seguradora – pós-privatização; e superintendente da Unibanco-AIG Seguros nos Estados da Bahia e Minas Gerais entre 1999/2000. Atual diretor-presidente da Solutions Gestão de Seguros, empresa fundada em abril/2001.

Wagner-Furtado-Veloso

Wagner Furtado Veloso

Formado em Administração de Empresas pela UFMG, com MBA na Columbia University, nos Estados Unidos. Exerceu atividades profissionais na Fundação João Pinheiro, Açominas, Cia. Mendes Junior, Santa Casa de Belo Horizonte e Telemar. Presidiu a Fundação Dom Cabral, onde atua há 12 anos.