Os perfis e as atitudes de líderes e chefes são bastante diferentes, e os resultados obtidos por cada um também. O chefe é visto pela equipe de uma forma, o líder de um modo completamente diferente. Em qual perfil você se encaixa? E qual deles você gostaria de ser?

Chefe

Os chefes comportam-se de forma centralizadora e rígida, costumam tratar os seus colaboradores como subordinados e não participam do dia a dia de trabalho da sua equipe. Quando aparecem os problemas, procuram culpados ao invés de lutar por soluções em equipe.
Ao invés de querido e respeitado, o chefe é temido pela equipe. Espera obediência e atuação previsível dos colaboradores, não uma participação proativa e criativa. Esse perfil de profissional costuma tomar os créditos para si quando os objetivos e metas são alcançados e fugir da responsabilidade frente aos fracassos.
Toma as decisões baseadas apenas na sua opinião e experiência pessoal sem consultar os demais envolvidos, e por muitas vezes não dá o exemplo. Raramente se atualiza no campo de trabalho, e vive sob o jargão: “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.

Líder


O líder tem um comportamento muito diferente do chefe. Confia em todos os colaboradores da equipe, portanto sabe delegar as funções quando precisa. É autocrítico e crítico com os colegas, mas sempre de forma positiva, visando a melhora e o crescimento.
O verdadeiro líder está sempre se atualizando, porque quer ser referência na sua área por meio do trabalho, e não exercendo qualquer tipo de autoridade. Ele coloca os planos em ação e abraça sua equipe, ajudando cada profissional a crescer e participando das tarefas diárias. Esse profissional divide a glória do sucesso, e assume sua responsabilidade nos maus resultados.
Toma as decisões de forma democrática e tendo em vista o bem-estar e as ideias de cada pessoa. Está sempre atualizado e lidera pelo exemplo, pondo a mão na massa e se comportando de forma ética, íntegra e centrada.

Importância

Um bom e agradável líder consegue unir a equipe em prol do trabalho e dos objetivos, torna o ambiente mais agradável para todo mundo. A boa relação do líder pode ser inclusive determinante para a manutenção de uma equipe vencedora. Funcionários insatisfeitos com seus líderes ou chefes estão mais propensos a mudarem de emprego do que os que apreciam e respeitam seus líderes.
Críticas ríspidas e sucessivas, a falta de elogios no momento em que são devidos são procedimentos típicos de maus chefes e desmotivam o pessoal. Por consequência, há baixa na produtividade pela desmotivação.
Você deve escolher que tipo de profissional quer ser, e começar a repensar suas atitudes e se preparar para agir de acordo com o que pensa ser o ideal. E se precisar de ajuda nesse percurso como líder, gestor e empreendedor, conte com os serviços de soluções em gestão empresarial da ACMinas.

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